Terapias para Autistas

Principais Sinais de autismo em bebes

Como identificar os principais sinais de autismo em bebes?

os principais sinais de autismo em bebes e crianças

A importância de se identificar os sinais de autismo em bebes

Atualmente, uma em cada 68 crianças recebe o diagnóstico de autismo, e identificar o transtorno em bebês ainda é raro. Isso se deve ao diagnóstico tardio e à falta de conhecimento tanto por parte dos pais quanto dos profissionais, que desconhecem as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA).


Sinais iniciais do autismo são importantíssimos serem percebidos.


Os sinais do TEA geralmente começam a ser percebidos durante o segundo ano de vida, mais entre os 12 aos 24 meses, quando as diferenças entre as crianças autistas para as que não estão dentro do espectro autista ficam muito visíveis .


Como reconhecer os sinais de autismo em bebês?


Abaixo estão alguns dos sinais de autismo em bebes mais comuns de TEA que podem ser observados em bebês:


  • Pouco ou raro contato visual (Ex: não olha para a mãe durante a amamentação);
  • Ausência de expressões faciais;
  • Dificuldade na comunicação não verbal (Ex: não aponta ou acena adeus, nem usa gestos para se expressar);
  • Falta de interesse por outros bebês ou crianças;
  • Aparente surdez (Ex: a criança não responde quando chamada pelo nome ou ao ouvir uma voz conhecida);
  • Falta de sorriso ao ver a mãe se aproximar;
  • Não segue objetos com o olhar;
  • Dificuldade em imitar gestos ou ações simbólicas;
  • Resistência a mudanças (Ex: dificuldade com alterações na rotina);
  • Estereotipias motoras (Ex: alinhar brinquedos ou girar objetos).

Esses sinais de autismo em bebes não são exclusivos de uma faixa etária e podem surgir em diferentes idades. Os critérios diagnósticos de sinais de autismo em bebes são delimitados por idade, tornando o diagnóstico em bebês mais desafiador.


É importante lembrar que algumas crianças com sinais de autismo se desenvolvem de maneira aparentemente normal nos primeiros anos, até adquirirem linguagem funcional.


No entanto, com esse sinais de autismo observados, essa habilidade pode ser perdida gradualmente. Por isso, a Academia Americana de Pediatria sugere que todas as crianças sejam avaliadas para atrasos no desenvolvimento em consultas médicas aos 9, 18, 24 e 30 meses.


No Brasil, a Lei 13.438 criada em 2017, orienta que pediatras no caso de se depararem com crianças autistas e realizarem a identificação, verificando os sinais de autismo em bebes, que usem os protocolos padronizados, como o M-CHAT, para verificar e avaliar o risco de atraso no desenvolvimento psíquico de crianças de até 18 meses.

Esses protocolos permitem que o encaminhamento a especialistas e a intervenções precoces aconteça o mais rápido possível assim que detectado os primeiros sinais de autismo em bebes, sempre lembrando que o quando antes for diagnosticado com o autismo e antes se iniciar o tratamento com terapias e intervenções adequadas, melhor o desempenho do indivíduo na fase adulta.

Assuntos do autismo mais clicados!!!!

Todos os direitos reservados criador site Paulo Vietri

plugins premium WordPress