Terapias para Autistas

Autismo na escola

Como os autistas nas escolas, o que funciona e o que não funciona

como é a escola para autistas

Autismo nas escolas

Quando se tem uma criança autista e você mora no Brasil, certamente terá muita dificuldade pois ser pais de crianças autistas no Brasil a escola se torna um grande desafio. Crianças autistas, a depender do grau de suporte, mas em sua maioria esmagadora, necessitam de apoio em sala de aula. O que é a apoio em sala? A apoio em sala é uma pessoa contratada apenas para fornecer suporte para a criança autista dentro de sala de aula e durante todo o horário em que a criança permanecer na escola.

Nas escolas particulares:

Em sua grande maioria esmagadora não fornecem a professora de suporte, ou seja, eles requerem aos pais da criança que paguem pela pessoa que irá acompanhar seu filho.

Sendo assim, os pais teriam que arcarem com o valor normal das mensalidades entre outros vários gastos, juntamente somando os valores de uma aopio em sala com todos os gastos extras como transporte e alimentação.

Sendo muito visível que o acesso a escolas particulares com apoio é para muito poucos pais e os gastos se tornam muito altos.

Escola Pública:

Nas escola públicas a questão ja muda um pouco, pois elas fornecem uma apoio em sala de aula, se for escola municipal tem muitas delas que fornecem a pessoa para apoio especialmente para a criança, ou seja, é uma pessoa que fica acompanhando a criança no horário completo em que a criança permanecer na escola.

Vão se encontrar também vários casos de escolas municipais que vão se recusar a fornecer a apoio especial para a criança autista.

O que diz a lei em relação a criança autista na escola?


No dia 6 de outubro de 2023 foi criada a lei 17.798 , isso no Estado de São Paulo, que estabelece que toda a criança comprovadamente houver necessidade de um apoio especializado em sala de aula e de forma exclusiva para a criança que necessita.

Já no âmbito nacional existem várias leis confusas e de difícil aplicação, em cada estado é aconselhável, os pais consultarem um advogado para saber sobre a viabilidade do ingresso de um processo em caso de negativa da escola municipal ou estadual em relação a apoio em sala.

Assuntos do autismo mais clicados!!!!

Todos os direitos reservados criador site Paulo Vietri

plugins premium WordPress